Obras contra enchentes no Coroados devem ser autorizadas na próxima semana
Os licenciamentos para as duas obras contra enchentes no bairro Coroados devem sair na próxima semana. A informação foi prestada pelo responsável pela unidade de Guaratuba do Instituto Águas Paraná, Norberto Ramon, a uma comitiva de vereadores e moradores.
Nesta quarta-feira (29), o presidente da Câmara, Mordecai de Oliveira, o vereador Raul Chaves e diversos moradores foram ao escritório do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), onde também funciona a unidade do Águas Paraná, cobrar agilidade no licenciamento ambiental de duas obras para combater as enchentes no bairro. O secretário municipal de Obras, Viação e Serviços, Roberto Hishida, acompanhou o grupo
Os dois projetos, elaborados pela Secretaria de Obras, foram apresentados à população no dia 25 de junho, em uma audiência pública convocada pelo Ministério Público.

Promotores, técnicos da prefeitura e dos órgãos estaduais haviam aprovado as obras, que terão impactos ambientais.
Um dos projetos prevê a dragagem de canais de drenagem que desembocam no rio Bacamarte, que já foi dragado pela Prefeitura. O impacto maior é porque o canal corta uma área de mangue. O outro projeto prevê a dragagem e retificação do rio da Praia.

Alguns dias antes, o pedido de licenciamento do primeiro já havia sido protocolado no IAP. Nos dias seguintes, foi protocolado o segundo. Além do IAP, é necessária a aprovação pelo Aguas Paraná. Os técnicos dos órgãos estaduais prometeram agilidade no licenciamento.
De acordo com Hishida, após o licenciamento, as obras devem demorar cerca de 90 dias. Além da dragagem e retificação do rio da Praia, as obras incluem correção no nivelamento e desobstrução de de tubulações das galerias de água pluviais e também a desobstrução em trechos dos canais de drenagem.
Conheça os dois projetos que aguardam licenciamento – prazo de obras previsto de 90 dias
Projeto básico Canal Marechal Deodoro – Bacamarte
Projeto básico Rio da Praia