Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Pescadores e pescadoras se mobilizam contra Reforma da Previdência

A Reforma da Previdência do governo Temer poderá ter reflexos ainda mais danosos para pescadores e pescadoras artesanais. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/2016 aumenta para 65 anos a idade mínima para todas as trabalhadoras e trabalhadores do país.

Para os trabalhadores da pesca o reflexo é ainda maior por causa precarização causada pelas medidas do governo nos últimos anos.

Diversas organizações, como Conselho Pastoral dos Pescadores da Igreja Católica, Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil (MPP), Coletivo Memórias do Mar e Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas (Confrem) estão programando moblizações contra a Reforma.

A PEC 287/2016 foi enviada ao Congresso Nacional em dezembro de 2016. Para ser aprovada, deve obter votos favoráveis de três quintos dos senadores e deputados, com duas sessões em cada casa.

De acordo com as Pastoral dos Pescadores “atinge duramente as pessoas com
deficiência e os mais pobres”. O Confrem elaborou um quadro com o reflexo das mudanças para os pescadores e, sobretudo, para as pescadoras, marisqueiras, descascadeiras e trabalhadoras das salgas. Veja:

 

Leia também