Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Porto de Paranaguá aumenta calado de navios em mais cinco berços

Alteração permite e maiores carregamentos | foto: Rodrigo Félix Leal / Seil

A Capitania dos Portos do Paraná homologou o aumento de calado operacional dos navios em cinco berços do Porto de Paranaguá. A mudança ocorre devido à última campanha de dragagem e amplia a capacidade operacional do porto

O calado é a profundidade entre o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação e a linha d’água. Com a alteração, essa distância passa de 12,5 metros para 12,8 metros no Corredor de Exportação Oeste, Carga Geral, e nos berços de fertilizantes. 

“No ano passado, aumentamos o calado de navegação no canal de acesso ao Porto de Paranaguá e de operação nos berços de atracação do Corredor de Exportação Leste”, disse Victor Kengo, diretor de Engenharia e Manutenção da empresa pública Portos do Paraná. O aumento do calado máximo operacional dos berços implicará na possibilidade de aumento da movimentação de cargas gerais, fertilizantes, soja, farelo, milho e açúcar, afirma o diretor.

Em média, cada metro de calado operacional significa cerca de 7 mil toneladas a mais de granéis movimentados. O ganho operacional estimado é de 2,1 mil toneladas a mais de carga, por navio. Teoricamente, mais de 378 mil toneladas no ano, para uma média de 180 navios.

Privatização – A empresa pública estadual e o Governo do Paraná pretendem privatizar o canal de acesso – “Canal da Galheta” – e deixar para uma empresa a receita da cobrança de taxas em troca da dragagem do local.

Leia também