Praias do Paraná seguem com excelente balneabilidade
Nem as primeiras chuvas do verão, nem o grande fluxo de visitantes afetaram a qualidade das águas das praias do Paraná.
O quinto boletim de balneabilidade da temporada mostra que em 47 pontos monitorados em 90 quilômetros de costa, apenas a Ponta da Pita, na baía de Antonina, se apresenta imprópria para banho. Nas praias de mar, a balneabilidade segue 100%.
O monitoramento da qualidade da água no Paraná é realizado desde a criação do IAP e avalia a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, o que possibilita a verificação da contaminação por esgoto sanitário clandestino, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Para a diretora de monitoramento ambiental e controle da poluição do IAP, Ivonete Chaves, a manutenção da qualidade da água está diretamente relacionada à educação ambiental e aos investimentos feitos no Litoral.
“Mesmo com o aumento da população nas praias durante o feriado de Natal e as chuvas, a balneabilidade da água não sofreu alterações. Isso prova que as pessoas estão cada vez mais conscientes, ligando suas casas à rede de esgoto, e também a eficiência dos investimentos feitos pelo Governo do Estado e pelos municípios no nosso Litoral”, explica.
SINALIZAÇÃO – No Litoral, os veranistas podem acompanhar a qualidade das águas por intermédio de bandeiras instaladas na orla, em totens eletrônicos e outros serviços do Governo do Paraná. A bandeira de cor vermelha significa que a água está imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direta da sinalização. A azul indica que a água possui bons índices e pode ser aproveitada pelos banhistas.