Projeto Memória Viva: Guardião da História de Guaratuba
As matérias que o site da Prefeitura de Guaratuba fez na semana de aniversário do Município foram em grande parte possíveis graças ao Projeto Memória Viva. A informação é da Assessoria de Comunicação, que nesta segunda fez matéria com o título acima falando do projeto do servidor de carreira Mário Natalino. Leia:
O entusiasta Mário José Natalino idealizou o Projeto Memória Viva em 2002 para suprir as lacunas da história da cidade, como o histórico dos atrativos turísticos.
Através dos relatos de vários idosos, alguns com 90 anos, a oralidade foi transformada no livro digital “Memória Viva” (2002). Hoje, o material reunido pelo projeto auxilia vários pesquisadores e curiosos sobre a história de Guaratuba. Também auxilia a Secretaria de Cultura e Turismo, da qual Mario Natalino é funcionário, através de pesquisas de campo sobre os atrativos e sobre as várias interpretações da história de Guaratuba presentes nos documentos e nos relatos.
Durante o projeto foram realizadas entrevistas com 9 idosos, dos quais 4 já faleceram, mas deixaram sua versão da história bem guardada no livro e também nos arquivos de áudio registrados pelo projeto. O projeto “Memória Viva” também possui um acervo imagético com cerca de 1.450 fotos antigas da cidade.
Mário conta que o material é de acesso livre, para todos que quiserem conhecer a história de Guaratuba. O livro “Memória Viva” pode ser acessado através do link: http://www.guaratuba.pr.gov.br/novo/images/Guaratuba_historia_viva.pdf_
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Guaratuba