Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Qualidade das águas se mantêm no Litoral

 

O 3º boletim de balneabilidade da temporada, divulgado nesta sexta-feira (5) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), indica que os locais avaliados como próprios para banho no Litoral do Paraná se mantiveram na última semana. O banho continua não sendo recomendado apenas na Ponta da Pita, em Antonina, e nos 10 pontos permanentes.

Ao todo, são monitorados 49 locais na região, sendo 13 pontos em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, cinco na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina.

Impróprios – Além dos locais monitorados semanalmente, os boletins do Litoral também trazem maior destaque para informações das condições de dez pontos considerados permanentemente impróprios para banho – onde rios, canais e galerias pluviais desembocam no mar. Esses locais são acompanhados durante todo o ano e também na temporada, mas não entram na verificação semanal porque já se sabe que a água não corresponde aos padrões estabelecidos.

“São pontos que se apresentam permanentemente como impróprios para banho pois, devido a análises que fazemos de maneira esporádica durante todo o ano, sempre apresentam concentração de coliformes fecais acima do limite legal. Nesses pontos o banho não é indicado em nenhuma época do ano”, explica Ivonete Chaves.

Leia também