Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Rompimento de duto subterrâneo causou vazamento de nafta no Terminal Terin, em Paranaguá

Imagem: QAP Litoral / Juliano Matinski

Um vazamento de produto químico inflamável provocou o isolamento de uma área próxima ao Porto de Paranaguá, no bairro do Rocio, desde a noite deste domingo (9). Houve vazamento de nafta na rua e nas galerias pluviais.

De acordo com a administração da empresa pública Portos do Paraná, o vazamento ocorreu por volta de 20h durante operação de nafta do terminal Terin, na avenida Coronel Santa Rita.

“Imediatamente a equipe de prontidão da autoridade portuária foi acionada, isolando a área”, informa a empresa. Ações de controle estão sendo coordenadas pelo Corpo de Bombeiros, Terin e pelo PAM (Plano de Ajuda Mútuo) do Porto.  As operações no terminal estão suspensas. Há várias moradias próximas ao local. Dez famílias tiveram que sair de suas residências.

A nafta é um derivado de petróleo utilizado principalmente como matéria- prima da indústria petroquímica.

Nesta manhã de segunda-feira (10, o Corpo de Bombeiros divulgou uma nota sobre o acidente. A corporação foi informada por volta das 20h30 do rompimento de um duto subterrâneo que liga o navio à Terin. O vazamento ocorreu na hora da descarga do navio e a nafta espalhou-se pela rua e nas galerias pluviais.

“De imediato foi feito isolamento conforme os parâmetros de segurança, encontrando-se na operação diversas empresas e órgãos da região (IAT, Bombeiros, Defesa Civil). Ainda foi realizada evacuação de pessoas de residências e empresas próximas a área de risco, e feita leitura de nível de explosividade com a utilização do equipamento próprio, nos bueiros próximos ao local, constatando atmosfera explosiva”.

Foi aplicada uma camada de espuma para diluição do produto na rua e nas galerias e realizada a sucção do produto pela Terin, que os colocou “em um local de resíduos próprios”. A Terin informou que tomou todas as medidas para combater potenciais impactos e riscos ambientais e que ninguém se feriu no acidente.

Os Bombeiros concluem a nota informando que os registros de ligação da tubulação foram fechados e o vazamento foi estagnado. Também foi isolada uma área da baía para embarcações não transitarem próximo ao local do acidente.

Ainda não foi divulgado o volume de produto que vazou e o impacto ambiental causado. Pela manhã, uma equipe do IAT (Instituto Água e Terra) do Governo do Estado, estava no local e iria fazer um relatório sobre o acidente. A seguinte noata foi enviada ao final:

“O Instituto Água e Terra (IAT) foi acionado ainda na noite de domingo (9) pelo Corpo de Bombeiros do Paraná após a confirmação do vazamento de nafta em Paranaguá, no Litoral do Estado. O problema ocorreu após o rompimento de um duto subterrâneo que liga o navio ao terminal da empresa responsável pela distribuição do produto. Técnicos do órgão foram ao local e já iniciaram as investigações da causa do acidente. O laudo com as infrações ambientais cometidas pela empresa será emitido após a conclusão de todas as análises laboratoriais, com prazo estimado de 30 dias.”

Atualizando: Nesta terça-feira (11), o trânsito de veículos havia voltado ao normal. A única área que ainda permanece isolada é no ponto focal do acidente, onde seguem a limpezas e investigação do local do rompimento do duto.

Na baía não foi detectado índice de explosividade, medido aparelhos. As demais empresas nos arredores já estão liberadas, porém com acesso controlado.

Na tarde de terça-feira, seis das famílias que deixaram suas casas não haviam retornado.

O local do acidente (Terin, antiga CPA) e a região portuária
Leia também