Roteiro de Guaraqueçaba
UM TESOURO PARANAENSE ENTRE A FAIXA DE MATA ATLÂNTICA MAIS PRESERVADA DO BRASIL.
Em tupi-guarani, Guaraqueçaba significa “Lugar do Guará”, uma ave de cor bem avermelhada que era abundante na região, e que hoje retorna de pois de décadas desaparecida. A colonização da região começou com a chegada dos portugueses ao Paraná, por volta de 1545. A cidade fica dentro da maior reserva de Mata Atlântica do país, cercada por ilhas, praias desertas, animais em extinção, cachoeiras e história.
A população, segundo o IBGE, é de 7.430 pessoas. A cidade de Guaraqueçaba está situada numa região de rara beleza do litoral paranaense, ladeada pelas baías de Paranaguá e Laranjeiras e pela elevação da Serra do Mar.
O QUE FAZER
TURISMO ECOLÓGICO
A preservação do meio ambiente e as características físicas da região fazem de Guaraqueçaba um lugar ideal para os adeptos do turismo ecológico.
TRILHAS
A cidade oferece várias trilhas para quem gosta de se aventurar em meio à natureza e contemplar belas paisagens.
PARQUES
Em Guaraqueçaba, os visitantes podem visitar reservas naturais. A região é considerada um dos ecossistemas de maior biodiversidade do mundo.
DICAS
PASSEIE PELA PONTA DO MORRETES
Na Ponta do Morretes, existem várias construções históricas e muitas delas são restaurantes e lanchonetes. Ainda é possível ir até um deque, que fica junto ao antigo mercado municipal da cidade. A maioria das construções está posicionada, em forma de meia-lua, de frente para a baía e para a Ponta do Morretes. Caminhando para o lado esquerdo, é possível percorrer uma pequena trilha, que proporcionará outros ângulos da cidade.
CONHEÇA O MORRO DO QUITUMBÊ
É um pequeno morro de cerca de 80 metros de altura que proporciona um visual incrível da baía e da cidade. A trilha possui cerca de 700 metros, bem demarcada em meio à vegetação nativa. A trilha começa ao lado da Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões.
VÁ ATÉ A IGREJA DO NOSSO SENHOR BOM JESUS DOS PERDÕES
Construída totalmente em pedras, a Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões é a primeira construção da cidade e data de 1838. O altar é em forma de um barco com a base em formato de peixe.