Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

TCP faz balanço das ações do mês com as comunidades indígenas

Fotos: Divulgação

A empresa TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá) faz um balanço do Plano Básico Ambiental voltado às comunidades indígenas do Litoral do Paraná, com destaque para o planejamento participativo das atividades de 2024. 

Destacou-se ainda uma visita de representantes da diretoria da TCP à aldeia Pindoty, na Terra Indígena Ilha da Cotinga, em Paranaguá, onde também foi realizado o monitoramento da qualidade do ar nas regiões da ilha próximas à área portuária.

Foram apoiadas formações e encontros de lideranças junto à Secretaria Estadual de Educação em Curitiba, a fim de avançar as agendas das escolas indígenas da região. 

A TCP também promoveu aulas de introdução à informática junto à aldeia Guaviraty (Shangri-lá), na Terra Indígena Sambaqui, em Pontal do Paraná. A aldeia também recebeu cargas de água potável para seu abastecimento ao longo do mês.

Foram mantidos apoios tradicionais ao transporte e comunicação dos indígenas por meio do custeio de telefonia, sinal de internet, transportes terrestres e náutico, bem como foram realizados o plantio de árvores frutíferas e hortaliças e apoios à manutenção dos territórios.

Foram realizadas visitas da equipe técnica a diversos aparelhos de cultura tais como o Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade Federal do Paraná (MAE/UFPR), Arquivo Público de Paranaguá e Museu Paranaense, em Curitiba, a fim de avançar o conhecimento sobre a presença ancestral dos Guarani na região. 

Também foram apoiadas duas viagens para a busca de sementes tradicionais (crioulas) e de mudas de espécies utilizadas pelos Guarani como medicamento, que já não se encontravam nas aldeias.

Leia também

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More