Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Adriano Ramos busca apoio na Alep e no Governo para obras contra enchentes

Com o presidente da Assembleia, Alexandre Curi | fotos: Divulgação PMP

Na segunda-feira (10), após definir teor e abrangência do Decreto 400/2025, publicado nesta terça (11), o prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, e a vice-prefeita, Fabiana Parro, tiveram reuniões em Curitiba com autoridades do Legislativo e do Executivo do Paraná, para expor a situação atual da cidade e buscar soluções definitivas para as enchentes.

O prefeito quer soluções estruturantes que evitem ou minimizem os problemas de sempre quando chove demais: alagamentos e prejuízos a diversas famílias.

Acompanhado de secretários municipais responsáveis pelo atendimento direto à população após as chuvas da última semana, Adriano Ramos teve o primeiro compromisso pela manhã com o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), deputado Alexandre Curi. O prefeito apresentou a necessidade de investimentos urgentes em infraestrutura e drenagem tanto na área urbana quanto nas regiões rurais.

Em seguida, a comitiva do governo parnanguara foi recebida pelo chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, João Carlos Ortega. Adriano e Fabiana foram acompanhados pela vice-presidente da Alep, deputada Flávia Francischini, e pelos deputados Paulo Gomes e Hussein Bakri. Os secretários municipais apresentaram detalhadamente as demandas prioritárias do município.

Com deputados, na Casa Civil

Entre as principais pautas discutidas nas duas reuniões estão a liberação de recursos emergenciais, a ampliação de projetos de drenagem e infraestrutura, além do suporte para famílias atingidas. O prefeito ressaltou que a gestão municipal está em contato permanente com os órgãos estaduais e federais para acelerar as medidas necessárias.

“O compromisso da nossa gestão à frente da Prefeitura de Paranaguá é garantir mais segurança e qualidade de vida à população, atuando de forma preventiva para que situações como essa não se repitam no futuro. Nos próximos dias, com o avanço das tratativas após essas duas reuniões, vamos anunciar novas medidas para reforçar o enfrentamento dos impactos das chuvas no município”, disse o prefeito.

Dados preliminares apontam que pode chegar a R$ 15 milhões o valor dos investimentos imediatos e há boa sinalizacão de que o governo estadual deve aportar esses recursos. Um novo encontro foi agendado para que as equipes de trabalho possam preparar projetos e apresentar demandas mais detalhadas.
No começo da noite, de volta ao gabinete na Prefeitura de Paranaguá, o prefeito foi informado pelo secretário de Segurança GCM Nóbrega que o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Santin Roveda, confirmou o envio imediato de um veículo VW Saveiro para ser incorporado à Defesa Civil.

Participaram das duas reuniões com Adriano e Fabiana os secretários municipais Ozéias Rebello Costa, Carolina de Miranda, Vânia Fóes, Márcio Vega e FRancisco Nóbrega; o chefe de gabinete André Ferruci; e o presidente da Câmara de Paranaguá, vereador Adalberto Araújo.

Leia também