Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Comunidades indígenas do Litoral receberão 30 novas casas

Cerca de 130 indígenas do povo Guarani Mbya receberão 30 casas até o final de novembro. As obras são custeadas pela empresa Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) como parte das obrigações do empreendimento constantes no Plano Básico Ambiental – Componente Indígena (PBACI). Segundo a TCP, o investimento é de R$ 6 milhões, “considerando também a logística envolvida, dada a localização remota das comunidades”. 

Serão beneficiadas as aldeias Pindoty, localizada em Paranaguá, na Ilha da Cotinga; e duas em Pontal do Paraná, a aldeia Karaguatá Poty, no distrito do Guaraguaçu; e a aldeia Guaviraty, no balneário Shangri-lá.

Segundo a antropóloga Beatriz Amorim, coordenadora do PBACI, os Guaranis Mbya têm uma relação muito especial com o litoral do Paraná. “Eles consideram a Mata Atlântica um lugar sagrado, pois habitam esta mata há milhares de anos. É como se Nhanderu (divindade indígena) indicasse que a terra é própria para os guaranis viverem”. Além da caça, pesca e plantio, os Guaranis também realizam o artesanato e são muito envolvidos com música.

“O objetivo das obras é estimular a preservação da cultura indígena, fortalecendo as comunidades, o que irá auxiliar na produção e divulgação de conhecimento da cultura base do Brasil”, informa a TCP.  “A construção das casas é uma dentre as demais ações e compromissos que tem de ser executados pela TCP. A finalidade é propiciar melhor qualidade de vida aos indígenas, de acordo com as demandas locais”, explica Gabriel Vieira, gerente Institucional da TCP.

Mercado Barrageiro dez25-jan26 mob

Contempladas como uma medida compensatória no PBACI, as residências, que começaram a ser construídas em maio, foram planejadas respeitando a vivência indígena. “Eles têm o costume de construírem casas montadas de madeira retirada da mata. Foi uma demanda da comunidade”, explica a coordenadora do PBACI. Após a construção, todos os imóveis serão envernizados.

Além das residências, a TCP destaca que realiza outras ações com as comunidades indígenas. Desde 2014, a empresa conta com os programas Nhemboaty Porã – Gestão e Articulação e Nhande Kya – Rede de Monitoramento e Gestão Territorial. 

Além disso, a instituição faz o monitoramento ambiental e atua nos projetos Mbya Arandu – Valorização da História e Cultura Guarani; Mymba – Monitoramento, Criação e Reintrodução de Fauna; e o projeto “Mobilidade e Segurança”.

Com imagens e informações da TCP

Leia também