Contagem generosa e pouca confusão no Carnaval do Litoral

Num cálculo muito generoso, a Polícia Militar informa que 200 mil pessoas acompanharam a Matinbanda na avenida Atlântica, em Matinhos.
Foi, provavelmente, o maior evento carnavalesco da região neste domingo (26). Nesta segunda-feira (27), é a vez de Guaratuba, com sua tradicional Banda de Guaratuba, que, há alguns anos, tem atraído o maior volume de foliões de todo o Carnaval do Litoral do Paraná. A contagem da PM para a cidade foi de 65 mil pessoas na avenida 29 de Abril, um pouco mais do dobro do que o Correio estima.
No balanço do domingo em Matinhos, a PM abordou 59 pessoas e registrou um roubo. Também houve a prisão de 15 adultos, dos quais seis nessa cidade. Além de Matinhos, Guaratuba também foi destaque com a presença de aproximadamente 65 mil pessoas. Os outros municípios do litoral paranaense que tiveram festas também foram patrulhados pela PM.
Ainda sobre Matinhos, informa a PM: “O policiamento começou mais cedo, mas os trios elétricos agitaram o público desde às 21h, com grande repertório de músicas dos mais variados estilos ao passarem pela avenida Atlântica no balneário de Caiobá/Matinhos. A chuva não apareceu, festa se prolongou até às 2h30 e a população se dispersou, com o acompanhamento constante da Polícia Militar, para evitar que acontecessem situações de rixa e tumulto ao final do evento. A dispersão ocorreu de maneira pacífica, sem incidentes ou ocorrências graves.”
Houve bloqueio de vias na avenida Atlântica, entre a rua Alvorada e a rua Jacarezinho, perímetro pelo qual os trios elétricos passaram, não sendo permitido o estacionamento de veículos nas vias citadas. O trabalho foi feito pela Polícia Militar com apoio da Guarda Municipal da prefeitura de Matinhos.
Em Guaratuba, o policiamento iniciou-se às 18h em toda a cidade, principalmente na avenida 29 de Abril, via pela qual passaram os trios elétricos das 21h até 2h30. A festa atraiu cerca de 65 mil foliões que se divertiram com muita música e descontração. Durante todo o dia de sábado até a madrugada de domingo (26/02) houve seis situações de furto, a emissão de 17 autos de infração de trânsito, mais de 40 pessoas abordadas e quatro detidos neste município.
Antonina – Em Antonina, as equipes da Polícia Militar também acompanharam os festejos de Carnaval desde antes do horário de início das atrações para garantir a segurança tanto dos foliões quanto dos moradores locais. Por volta de 21 horas iniciou-se o desfile de blocos folclóricos e carnavalescos, e à meia noite o Baile Público com a Banda 50, na região central da cidade, reunindo aproximadamente 8 mil pessoas. Durante todo o sábado e a madrugada de domingo houve três furtos, um detido e 23 pessoas abordadas.
Paranaguá – Na cidade portuária de Paranaguá o Carnaval também foi agitado com o Baile na Ilha do Mel, o Baile do Fandango e o Baile Tricolor, que ocorreram na Praça de Eventos Mário Roque, no Mercado do Café e no Clube Olímpico, respectivamente. Os militares estaduais fizeram o patrulhamento nas imediações dos locais para inibir o cometimento de crimes e reforçar a segurança de todo o público. Aproximadamente 5 mil participaram das festas e houve quatro prisões.
A PM atendeu nesta cidade, desde a manhã de sábado (25/02) até o fim da madrugada de domingo (26/02) 12 roubos, abordou 59 pessoas e encaminhou quatro adultos pelo cometimento de crimes.
Pontal do Paraná – Nos balneários de Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema e Shangri-lá, em Pontal do Paraná, houve muitas atrações musicais aos veranistas que totalizaram 12 mil pessoas. A passagem dos trios elétricos pelas vias da cidade foi acompanhada de perto pela Polícia Militar, que utilizou a Plataforma de Observação Elevada (POE) para monitorar o deslocamento de público e identificar locais em que estivessem ocorrendo a prática de crimes. A PM registrou quatro furtos e um roubo, além de abordar 13 pessoas entre o sábado (25/02) e a madrugada de domingo (26/02).
Morretes – Na cidade de Morretes, houve atrações para todos os públicos desde as 12h30 até a madrugada, onde mais de 3 mil pessoas foram protegidas pela Polícia Militar desde antes do início das festividades até a dispersão total do público. A PM atendeu um furto e quatro roubos ao longo do sábado (25/02) e da madrugada de domingo (26/02).
Fonte: Marcia Santos / PMPR – Edição: Correio do Litoral