Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Criada comissão que pode pedir cassação de Ruy Hauer

Foto: Câmara Municipal de Matinhos

Os vereadores de Matinhos criaram, nesta segunda-feira (24), a esperada Comissão Processante que poderá pedir a cassação do prefeito Ruy Hauer.

Os membros foram escolhidos mediante sorteio entre os vereadores que quiseram participar e ficou assim formada pelos vereadores: Jair de Borba Rosa (presidente) Sandro Moacir Braga e Marcio Fabiano Mesquita Duarte.

Eles terão 90 dias para analisar uma denúncia feito por Jaques Francisco Medeiros de que o prefeito não cumpriu prazos em resposta a requerimento da Câmara. Ao final, o parecer da comissão terá de ser aprovado pelo plenário.

Comissões de Inquérito geram mais uma denúncia

Outras três comissões especiais de inquérito investigam denúncias de nepotismo envolvendo a secretária de Administração, Mirian de Fatima Zaninelli, a legalidade da nomeação do secretário de Meio Ambiente, David Antonio Pancotti, a contratação emergencial para obras de recuperação da orla.

Nesta segunda-feira, o presidente da Câmara, Gerson da Silva Junior, protocolou nova denúncia. No dia 11 de abril foi protocolado junto à prefeitura um ofício para a publicação da instauração destas comissões de inquérito, que, segundo o presidente, deveria sair na edição número 850 do Órgão Oficial do Município de Matinhos, na semana compreendida entre 9 e 15 de abril, mas que ainda não foi editado.

“A Lei Orgânica Municipal é clara e atrasar ou deixar de publicar as leis e atos sujeitos a essa formalidade são infrações político-administrativas. Além disso, o atraso nessas publicações atrapalha as atividades do Legislativo, especialmente quanto aos trabalhos de investigações das comissões especiais”, afirmou Gerson da Silva. O recebimento da nova denúncia foi aprovado por unanimidade pelos vereadores em primeira discussão.

Foto: Câmara Municipal de Matinhos
Leia também