Estudante do CEM ganha prêmio nacional com pesquisa em Guaraqueçaba
Gabriela Silva de Paula, formanda do curso de Oceanografia do Centro de Estudos do Mar da UFPR, em Pontal do Paraná, ganhou prêmio nacional por trabalho sobre a pesca de caranguejo em Guaraqueçaba.
A monografia “Monitoramento participativo da pesca do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) na Estação Ecológica (Esec) de Guaraqueçaba” ficou em primeiro lugar no VII Seminário de Pesquisa e VII Encontro de Iniciação Científica, promovidos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O trabalho teve orientação do pesquisador Luiz Francisco Ditzel Faraco, que atua na unidade de conservação. “Em minha monografia de conclusão de graduação, identifiquei usuários de áreas de pesca do caranguejo-uçá e a importância deles para o parque e Esec de Guaraqueçaba. O seminário foi muito proveitoso, pois possibilitou conhecer experiências de pesquisa em diversas unidades de conservação e trocar informações. Para quem tem dúvida entre seguir a profissão ou se dedicar ao meio acadêmico, temos nos profissionais do ICMBio a experiência viva de que dá para conciliar a carreira prática com a pesquisa”, disse Gabriela Silva, colocada em primeiro lugar.
Outros quatro estudantes de diferentes lugares do País foram premiados na tarde de quinta-feira (17) no auditório do ICMBio, em Brasília.
A sétima edição do seminário foi aberta na terça (15). Durante esses três dias, foram apresentados 84 resumos de pesquisa em manejo e conservação da biodiversidade e gestão socioambiental, sendo 50 produzidos por servidores do ICMBio e 34 por alunos do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Os premiados
O segundo lugar ficou com a aluna Karina Alacid Salles, pelo trabalho “Alelopatia em Lepidaploa aurea (Asteraceae) – Potencial para restauração ecológica”, sob orientação do pesquisador Alexandre Bonesso Sampaio, do Centro de Pesquisa e Conservação do Cerrado e Caatinga (Cecat), do ICMBio.
O estudante Paulo André de Andrade Santos foi o terceiro colocado com o trabalho “Bancos genéticos em paixes ameaçados de extinção: emprego de populações monossexuais femininas e quimerismo”. Ele foi orientado pelo pesquisador José Augusto Senhorini, do Centro de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais (Cepta), do ICMBio.
A quarta colocação foi concedida a Gibran Anderson Oliveira da Silva, autor do trabalho “Ecologia alimentar e nutricional de Sapajus flavius como critério de escolha de áreas para reintrodução da espécie: contribuição da Estação Experimental de Camaratuba, Paraíba”, que teve orientação da pesquisadora Mônica Mafra Valença Montenegro, do Centro de Pesquisa e Conservação de Primatas (CPB), do ICMBio.
Débora Andrea Belloni Rosinger ficou em quinto lugar com o trabalho “Comunidade de aves do Parque Nacional de São Joaquim, Santa Catarina”. Durante a pesquisa ela foi orientada por Andrei Langeloh Roos, da Resex Marinha Pirajubaé (SC).
Com informações de Sandra Tavares / ICMBio
Edição: CorreiodoLitoral.com