Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Estudantes vão assumir preservação do rio Matinhos

Alunos do Colégio Estadual Gabriel de Lara, de Matinhos, vão ajudar a combater a poluição de um importante rio do município.

O projeto “Sustentabilidade: da Escola ao Rio”, que começou por Morretes e Antonina chega a cidade e já planeja alcançar em Guaratuba e Pontal do Paraná. O projeto é uma parceria entre a Sanepar, Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e Secretaria de Estado da Educação

No ano de 2013 as ações foram desenvolvidas no Centro de Educação Profissional Brasílio Machado, de Antonina, e Escola Estadual Rocha Pombo, de Morretes, tendo como referência o rio Santa Cruz que corta os dois municípios. Neste ano, o trabalho será feito no rio Matinhos.

Para início das atividades a Sanepar promoveu no dia 22 de maio uma palestra de apresentação de todas as etapas para alunos e professores. Nesta segunda-feira (26), foi realizada uma caminhada de reconhecimento da bacia hidrográfia, utilizando também o kit de análise de água que foi disponibilizado para escola.

Pontal 40 milhões

Entre as atividades previstas para 2014 estão a realização de quatro monitoramentos da qualidade da água do rio, análise e destinação de resíduos sólidos, plantio de árvores nativas, abordagem de sensibilização para a comunidade do entorno do rio e seminário para socialização de resultados.

Para o gerente Regional da Sanepar no Litoral, Romilson Gonçalves, os resultados socioambientais do projeto vão contribuir para melhorar ainda mais à condição da bacia do rio Matinhos que, em decorrência dos investimentos em saneamento no município, proporcionará uma melhoria na qualidade de vida da população.

 

 

Leia também

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More