Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Guaratuba amplia programa de regularização de propriedades rurais

Evani, Pinna, Amílcar Cabral e Constantino Stopinski
Evani, Pinna, Amílcar Cabral e Constantino Stopinski
Cadastro realizado em Limeira
Cadastro realizado em Limeira

A Prefeitura de Guaratuba e o Instituto de Terras Cartografia e Geociências (ITCG) firmaram nova parceria e o projeto de regularização fundiária na área rural vai atender 100 famílias.

Detran Julho 2025

Cerca de 30 famílias de agricultores familiares da localidade do Limeira já estão cadastradas. Elas terão direito à demarcação georreferenciada (mapas), escritura, e registro de imóveis de suas terras. No dia 11 de novembro, a Secretaria Municipal da Pesca e Agricultura, o ITCG e o Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) estiveram na localidade para orientar os proprietários na documentação necessária para a regularização.

De acordo com o secretário da Pesca e Agricultura, Paulo Pinna, os serviços de campo serão iniciados brevemente pelo ITCG.

No dia 19, a prefeita Evani Justus recebeu no seu gabinete o presidente do Instituto de Terras, Amilcar Cabral, o chefe de Regularização Fundiária do órgão, Constantino Stopinski Filho, e Pinna.

A reunião serviu para definir a nova parceria para ampliar o programa. Ficou acertado que cerca de 70 famílias que não tiveram direito a esta primeira etapa de regularização fundiária, terão suas áreas cadastradas e georreferenciadas de forma gratuita, como primeiro passo para ser iniciado um processo de usucapião coletivo rural. Muitas das propriedades rurais beneficiadas com o programa estão com as mesmas famílias há décadas.

 

Leia também