Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Lense, Goura e IAT discutem cicloturismo, parques municipais e regularização fundiária

Fotos: Prefeitura de Guaratuba

O prefeito Mauricio Lense (Podemos) recebeu, nesta quarta-feira (20), o deputado estadual Goura (PDT) e a equipe do escritório local do Instituto Água e Terra (IAT) para tratarem do cicloturismo e da criação de unidades de conservação para favorecer o ecoturismo e a regularização fundiária em Guaratuba.

O deputado esteve neste mesmo dia com os prefeitos Rudão Gimenes (MDB), de Pontal do Paraná, e Junior Brindarolli (PSD), de Morretes.

Durante o encontro, foi apresentada a proposta de criação da Lei do Cicloturismo de Guaratuba e de uma ciclorrota no município, para regulamentar a atividade. Entre as ações previstas estão a definição de traçados locais integrados, implantar sinalização oficial do circuito, mapear e divulgar atrativos e serviços e formar consórcios e parcerias com a iniciativa privada.

Um minuta do projeto de lei foi entregue e deverão ser aprimoradas em conjunto com as secretarias municipais do Esporte e da Cultura e Turismo antes do envio à Câmara Municipal. A iniciativa está articulada à organização da documentação necessária para o recebimento de recursos da Secretaria Estadual de Turismo, já indicados e acompanhados pelo mandato do deputado.

Goura é um dos autores do projeto que virou a Lei 20.196/2020, que instituiu o Circuito Cicloturístico do Litoral do Paraná, abrangendo os sete municípios.

O prefeito lembrou da Ciclorrota Vale do Descoberto, que integra o programa Pedala Paraná, e que é uma rota oficial de cicloturismo, com 24 km aproximadamente, sinalizada pelo estado, com apoio local. “É de nosso total interesse promover o cicloturismo em Guaratuba. Temos rotas a serem criadas e consolidadas”, disse Lense. “Nossa vocação é o turismo. Essa indústria que deve ser direcionada para beneficiar a economia e o desenvolvimento local.

Parques do Castel Novo e Eliana

Outro tema debatido foi a criação de unidades de conservação como alternativa para possibilitar regularização fundiária, além de oferecer novas opções de lazer e turismo para os bairros. Com a presença de representantes do Instituto Água e Terra (IAT), foram discutidos mecanismos de regularização por meio da criação de parques municipais.

Em destaque, o fortalecimento do Parque Estadual do Boguaçu e o estudo para a criação dos Parques Municipais do Castel Novo e do Eliana, iniciativas que permitirão captar recursos, integrar áreas de preservação, ampliar o potencial das ciclorrotas e fomentar o turismo local, ao mesmo tempo em que contribuem para a melhoria da infraestrutura urbana.

Também participaram da reunião o secretário da Cultura e Turismo, Luiz Michaliszyn, o secretário do Esportes, Fábio Bilek, a chefe de Gabinete, Josiane Cordeiro, além de Leandro Duarte, chefe do Escritório local do IAT e gestor do Parque Estadual do Boguaçu, Renata Cristine Temoteo Travassos, também do IAT, e José Leonardo Menses, da Family Bike.

Pelo mandato do deputado Goura, estiveram presentes o chefe de Gabinete, Ivo Reck, os assessores Israel Montesuma, Carlos Kaspachak e Alexandre Lorenzetto; além de Eduardo Nunes, Paulo Nascimento e Daniela Ferraz, da direção do PDT de Guaratuba.

Leia também