Morador de Coroados que tinha posto em Curitiba é preso na Pane Seca
A Operação Pane Seca, que investiga fraudes em postos de combustíveis, prendeu, nesta quarta-feira (30), em Guaratuba, Altevir Ferraz. A informação é da Rádio Guaratuba.
Morando atualmente no bairro Coroados, Ferraz teria sido dono de um posto de combustíveis em Curitiba investigado por fraudes. A Polícia Civil foi até sua casa para cumprir um mandado de condução coercitiva para ele depor, além de busca e apreensão de documentos. Ele acabou sendo detido depois de os policiais civis encontrarem na casa uma arma sem registro. “Segundo o delegado de Guaratuba, Lúcio Lugli, a fiança para a liberdade do empresario foi fixada em R$ 3 mil”, informou a emissora em seu site. O delegado também confirmou as informações à TVCI (vídeo).
Na quarta-feira (29), foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária, onze de busca e apreensão e quatro de condução coercitiva, em Curitiba, Região Metropolitana e Guaratuba. A primeira fase foi deflagrada no sábado (25). Seis pessoas foram presas no mesmo dia e outras duas se entregaram na segunda-feira (27). Até o momento, duas pessoas estão foragidas. Os seis presos de sábado (25) foram liberados nesta sexta-feira (30), após vencer o prazo das prisões temporárias.
Segundo a Polícia Civil, três grupos criminosos fraudavam a qualidade e a quantidade dos combustíveis, eles tinham nove postos na Capital. Foram seis meses de investigação, com coleta de materiais em postos, antes de deflagrar a operação.
A fraude consistia na instalação de dispositivos que interrompam o fluxo de combustível efetivamente expelido pelas bombas, sem que houvesse nterrupção na medição da quantidade de litros a ser paga pelo consumidor.
Assim, a quantia de combustível de fato inserido nos tanques dos veículos de consumidores seria inferior (de 6% a 8%) ao registrado. Outra fraude consistia na mistura de substâncias na gasolina, como álcool e água, entre outros produtos.
Reportagem exibida pela TVCI nesta quinta-feira (30)
Com informações da Rádio Guaratuba, TVCI e Secretaria de Segurança – Edição: Correio do Litoral