Moradores de Guaratuba se reúnem para discutir engorda das praias

Surfistas e outros moradores de Guaratuba vão debater, neste sábado (17), o projeto de engorda das praias de Guaratuba e as formas de a população participar das definições da obra.
Uma reunião está marcada para esta tarde (16h), no Restaurante Brisa do Mar, que fica na Avenida Atlântica, 1.408, 2º andar, na Praia Central.
Na terça-feira (13), o IAT (Instituto Água e Terra), subordinado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, promoveu uma audiência pública para apresentar os estudos ambientais da engorda da orla da praia Central, de Caieiras e da Prainha.
O encontro vai aprofundar algumas discussões da audiência pública e elaborar coletivamente um requerimento que será encaminhado ao IAT.
O projeto denominado Recuperação da Orla de Guaratuba prevê o engordamento entre 30 e 100 metros das faixas de areia e inclui obras de drenagem, urbanização e paisagismo. O público presente à audiência, na grande maioria, manifestou apoio ao projeto, mas criticou alguns aspectos, sobretudo as estruturas marítimas.
A maior crítica foi em relação aos guias correntes projetados para serem construídos ao lado do Morro do Cristo.
Pescadores artesanais também reclamaram de um espigão que se pretende colocar onde funciona o porto na praia de Caieiras e moradores da Prainha denunciaram os riscos ambientais de algumas das intervenções na orla.

Saiba mais:
Projeto de engorda das praias de Guaratuba recebe críticas em audiência pública
Confira os estudos em: