Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Prefeita de Guaraqueçaba é afastada por causa de dano ambiental

A prefeita de Guaraqueçaba, Lilian Ramos Narloch (Podemos), foi afastada pela Câmara de Vereadores, após condenação pela Justiça dano ambiental com a construção de um trapiche, residências e uma escola em área de preservação e sem autorização ambiental. O vice-prefeito, Joel Luiz do Nascimento (PSC), deve assumir as funções provisoriamente.

A Câmara recebeu a denúncia da condenação de um morador e decidiu, por 6 votos a 3, o afastamento da prefeita pelo prazo de 90 dias. Uma comissão vai analisar a denúncia e ouvir a defesa da prefeita.

A Câmara já tem duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) abertas para apurar irregularidades em obras públicas no município e também vai ouvir a prefeita sobre estas denúncias.

A ação civil pública do Ministério Público do Paraná que resultou em  condenação, em segunda instância, aponta que em fevereiro de 2015, o Município de Guaraqueçaba desmatou vegetação nativa em estágio médio de regeneração, em área de preservação permanente, situada em imóvel de sua propriedade, correspondente a 1.930 hectares, sem prévia licença florestal. Segundo a denúncia, a prefeita tinha conhecimento da necessidade de licença prévia.

Prefeita permanece no cargo até comunicado ou decreto

O procurador-geral do Município, Kaio Murillo Jaques Neves Pereira, informou ao Correio que a prefeitura ainda não recebeu comunicado ou decreto legislativo com a decisão do afastamento. Em razão disso, a prefeita continuava ocupando o cargo na tarde desta quinta-feira (14).

A Câmara de Vereadores marcou para a próxima segunda-feira a apresentação do decreto legislativo, em uma sessão extraordinária.

Leia também