Prefeitura faz correção de canais e piscinões nas praias de Guaratuba
A Prefeitura de Guaratuba iniciou nesta terça-feira (19) o trabalho de retificação de canais e piscinões na praia. O serviço atrasou por causa de uma exigência inesperada e inócua da Polícia Ambiental.
Há vários anos município vem fazendo a manutenção da orla onde ocorre movimentação de areia por causa da maré, de águas das chuvas, canais e rios. Neste ano, o comandante da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental, com sede em Paranaguá, capitão Durval Tavares Júnior, exigiu que a prefeitura obtivesse uma licença do Ibama.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente atendeu a exigência e protocolou um pedido na superintendência estadual do órgão federal, em Curitiba. Em resposta, o superintendente do Ibama no Paraná, Vinícius Carlos Freire, confirmou que não havia necessidade do licenciamento federal e declarou que não há objeção à realização do serviço.
As intervenções acontecem em três pontos: na chamada Praia das Canoas, próximo ao morro do Cristo – trecho da Praia Central–, onde se forma um piscinão de águas da chuva; na saída de água da chuva na altura da rua Clevelândia, no balneário Eliane; e na saída do rio Alemão das Pedras, no balneário de Nereidas.
O trabalho consiste na correção dos canais e na cobertura com areia da própria praia em alguns pontos onde se formam piscinões.
De acordo com a Prefeitura, a medida reduz focos de doenças, beneficia a circulação de banhistas na areia e, nos dois últimos casos (Eliane e Nereidas), combate a erosão e protege a restinga. Nesta temporada, as intervenções também visam combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Os serviços vêm sendo executados pela Secretaria Municipal de Obras, com acompanhamento da Secretaria do Meio Ambiente, no final da tarde e início da noite, quando não há mais banhistas nas areias.
Antes, durante e depois das intervenções na praia das Canoas
A condição anterior da Praia no canal da rua Clevelândia
A condição anterior na saída do rio Alemão das Pedras