Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Procon e Febraban divulgam dicas contra golpes no Carnaval

Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania

A Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, os Procons Municipais do Paraná e a Febraban, entidade que representa as instituições bancárias, estão divulgando dicas para o consumidor se proteger no Carnaval. 

A ação é fruto de um termo de cooperação firmado entre as instituições. “A educação e a prevenção são fundamentais para evitar que o consumidor caia em golpes, especialmente envolvendo cartões de crédito e aplicativos de celulares, o que tem acontecido numa proporção cada vez maior e causado enormes prejuízos”, destacou o secretário da Justiça e Cidadania, Santin Roveda.

Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR, alerta que caso o consumidor caia em algum golpe financeiro, deve fazer contato com seu banco imediatamente, além de registrar Boletim de Ocorrência e formalizar uma reclamação nos canais de atendimento do Procon-PR.

A parceria também envolve a divulgação da plataforma Meu Bolso Em Dia, que oferece conteúdos de educação financeira, dicas de como sair de dívidas, organizar seus ganhos e evitar o superendividamento. Ela foi construída em conjunto com o Banco Central e disponibiliza aulas, orientações, trilhas de conhecimento, testes e simulações, entre outros conteúdos de linguagem acessível e didática para consumidores de produtos e serviços financeiros.

Pela parceria, o Procon-PR terá acesso aos relatórios e indicadores gerados pelo sistema, o que ajudará a traçar perfis de consumo específicos dos paranaenses para desenvolver e orientar políticas públicas no Estado.

Leia também