Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

TCP faz balanço das ações do mês com as comunidades indígenas

Fotos: Divulgação

A empresa TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá) faz um balanço do Plano Básico Ambiental voltado às comunidades indígenas do Litoral do Paraná, com destaque para o planejamento participativo das atividades de 2024. 

Destacou-se ainda uma visita de representantes da diretoria da TCP à aldeia Pindoty, na Terra Indígena Ilha da Cotinga, em Paranaguá, onde também foi realizado o monitoramento da qualidade do ar nas regiões da ilha próximas à área portuária.

Foram apoiadas formações e encontros de lideranças junto à Secretaria Estadual de Educação em Curitiba, a fim de avançar as agendas das escolas indígenas da região. 

A TCP também promoveu aulas de introdução à informática junto à aldeia Guaviraty (Shangri-lá), na Terra Indígena Sambaqui, em Pontal do Paraná. A aldeia também recebeu cargas de água potável para seu abastecimento ao longo do mês.

Foram mantidos apoios tradicionais ao transporte e comunicação dos indígenas por meio do custeio de telefonia, sinal de internet, transportes terrestres e náutico, bem como foram realizados o plantio de árvores frutíferas e hortaliças e apoios à manutenção dos territórios.

Foram realizadas visitas da equipe técnica a diversos aparelhos de cultura tais como o Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade Federal do Paraná (MAE/UFPR), Arquivo Público de Paranaguá e Museu Paranaense, em Curitiba, a fim de avançar o conhecimento sobre a presença ancestral dos Guarani na região. 

Também foram apoiadas duas viagens para a busca de sementes tradicionais (crioulas) e de mudas de espécies utilizadas pelos Guarani como medicamento, que já não se encontravam nas aldeias.

Leia também