Governo resume as grandes obras programadas para o Litoral
O Governo do Estado apresentou um resumo das obras revitalização e infraestrutura programadas para Pontal do Paraná, Guaratuba e Paranaguá. Também listou dois grandes projetos em andamento: a Ponte de Guaratuba e a engorda e reurbanização da orla de Matinhos.
Orla de Pontal do Paraná

Em Pontal do Paraná, 23 quilômetros da orla serão requalificados, num projeto dividido em seis lotes. Na primeira delas, que teve ordem de serviço emitida em fevereiro, serão modernizados 3,66 quilômetros entre os balneários de Monções e Canoas.
Também estão previstas reformas no calçamento, obras para a construção de novas pistas de corrida, ciclovia, quiosques e áreas de lazer, além da modernização do molhe e da guia de corrente que ficam na desembocadura do canal de Pontal do Sul.
Toda a intervenção é acompanhada por um grande projeto de arborização, planejado para beneficiar a biodiversidade local, melhorar a qualidade do ar e reduzir o impacto das ilhas de calor na região.
Para a segunda fase da obra, que envolve um trecho de 2,77 quilômetros entre os balneários de Santa Terezinha e Ipanema, a previsão é que sejam construídos calçadões, quiosques e passarelas urbanos para que turistas e moradores possam curtir a praia com segurança e conforto.
Confira alguns números da obra em Pontal do Paraná:
- 23 quilômetros revitalizados, divididos em seis fases.
- 2.430 novas mudas, entre espécies de árvores, arbustos e herbáceas.
- 13 lounges urbanos, com quiosques e áreas de lazer.
Orla da baía e engorda da Praia em Guaratuba

O Governo do Estado também tem um projeto para uma nova Orla Histórica de Guaratuba, abrangendo o entorno da Praça dos Namorados, o casario e a margem da baía. A obra envolve a construção de um grande deck de madeira, novas calçadas, reforma dos trapiches, além de paisagismo, iluminação e espaços de lazer.
Após esta primeira intervenção, também será conduzida uma obra de engorda das praias Central, Caieiras e Prainha, ao longo de 4,7 quilômetros de extensão. O trecho vai receber novas calçadas, ciclovia, pistas de corrida e caminhada.

Além disso, a cidade recebe uma das obras mais importantes do Estado, que é a Ponte de Guaratuba. Fruto de um investimento de R$ 386,9 milhões, a instalação de 1.244 metros já passou, em fevereiro, de 38% da execução.
Centro Histórico de Paranaguá

Um dos centros históricos mais antigos e tradicionais do Brasil também vai ser requalificado. Em Paranaguá, a área central da cidade vai receber melhorias de paisagismo, iluminação e pavimentação que vão transformar a cidade mais antiga do Estado em um polo turístico e cultural ainda mais pujante.
As obras englobam uma área total de mais de 55 mil metros quadrados, com a previsão de construção de novos trapiches, ciclovia, estacionamento e um centro gastronômico.
O planto também prevê uma ampliação do tradicional Mercado Municipal, com a anexação de um novo Mercado do Peixe, de 4,3 mil hectares, à sua estrutura. A obra também vai revitalizar a passarela dos Valadares, tornando a travessia mais segura e agradável.
Confira algumas curiosidades dos projetos em Paranaguá:
- Serão construídos 30 boxes para comércio de peixes e 3 boxes para comércio de ostras no novo Mercado Municipal.
- Na orla central, os trapiches antigos serão substituídos por estruturas flutuantes.
- O Centro Histórico vai ganhar um canteiro central com árvores e uma ciclofaixa ampliada.
Engorda e revitalização da orla de Matinhos

Com investimento de R$ 354,4 milhões, a intervenção em Matinhos é a maior obra de alargamento de orla do Brasil. Além da engorda da faixa de areia, a revitalização conta com plantio de área de restinga e instalação de ciclovias, pistas de caminhada e novas calçadas, tornando os ambientes ainda mais agradáveis.
Até fevereiro, 97% de toda a obra já tinha sido executada, restando algumas obras de drenagem e urbanização que estão em fase final.